Semana de Ciência e Tecnologia tem mesa redonda sobre as ações de inovação em Goiás, nesta quinta-feira (20)

Representantes do governo, universidades e setor produtivo mostram quais projetos de tecnologia e inovação serão desenvolvidos em 2023 para promover avanços na prestação de serviços à população

O Estado de Goiás promove, nesta quinta-feira (20), o penúltimo dia da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura será realizada pelo secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, e a subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Pires, às 9h, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Eles apresentarão os avanços alcançados pelo governo estadual desde 2019, e os projetos previstos para o ano que vem.

Logo depois tem mesa redonda sobre a “A inovação no Estado de Goiás em 2023 – Ações do Plano de Governo e Parceiros”, com moderação do secretário-geral da Governadoria de Goiás (SGG), Adriano da Rocha Lima, e participação do secretário Marcio Cesar Pereira, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos, do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel Borges Neto, do deputado estadual Virmondes Cruvinel, e do diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa.

A programação da manhã termina com o painel sobre os ambientes de inovação em Goiás e apresentação dos hubs, incubadoras e parques tecnológicos que participam do Programa de Apoio aos Ambientes Promotores da Inovação de Goiás (PAPIG).

No período da tarde, a partir das 14h, o secretário Marcio Cesar Pereira fala sobre Logística Reversa e Economia Criativa. A programação segue nesta temática com apresentação do gerente de Difusão de Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Thiago Angelino, e da gerente de Patrimônio Mobiliário da Secretaria de Administração (Sead), Carita Marilhants, sobre o Programa Sukatech.

Na sequência, Ademir Brescansin, presidente da Green Elétron, e Vilmar Simion Nascimento, coordenador do Programando o Futuro, falam sobre “Eletrônico não é lixo” e “A rota da logística reversa”.

Escolas do Futuro de Goiás

As Escolas do Futuro de Goiás (EFG) também integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (20). Na Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, em Goiânia, às 10h, o professor Lucas Andrade fala sobre “Mídias, Intersaberes e Contemporaneidade”.

No Teatro Escola Basileu França tem oficina de Arte Postal – Bicentenário Brasileiro, das

08h às 11h, com a professora Lyara Oliveira Silva; e das 9h às 11h, Alexandre Camargo, Julia Guimarães, Dábilla Ellen e Susan Santos falam sobre a “Contribuição do Bicentenário da Independência Brasileira para o cenário artístico nacional”. No período da tarde tem técnicas artísticas de bordado com a professora Lyara Oliveira Silva.

A Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitshchek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto-GO, promove exposição sobre as principais tecnologias desenvolvidas no Brasil, das 13h às 22h. Já na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, Thyago Guimarães fala sobre Gestão de Negócios e Business Intelligence (B.I.), às 19h.

Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em todo país. Em Goiás, o evento é coordenado pelo Governo de Goiás, por meio da Sedi e parcerias com outras secretarias estaduais e municipais, ambientes de inovação, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação já faz parte do calendário de eventos do Governo de Goiás. Além de mobilizar os participantes em torno da importância da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos, a iniciativa oportuniza à população conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica realizada em Goiás e suas aplicações.

Matéria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – Governo de Goiás, confira o conteúdo completo aqui.

Compartilhe:

Posts relacionados