Parceria entre empresa e entidade visa reaproveitar recursos e promover a inclusão digital.
Desde 2009, a Dataprev e o projeto Programando o Futuro trabalham juntos na promoção da inclusão digital e fomento à economia circular. A Organização da Sociedade Civil (OSC) foi contemplada pelo Programa de Doação de Bens em Alienação da Dataprev. Em seus vinte e três anos de existência, a Programando o Futuro desenvolve ações em várias cidades do país.
O projeto tem três frentes de atuação. A primeira voltada para a doação de computadores – uma média de 2,5 mil aparelhos por ano -, e a segunda consiste em capacitar jovens por meio de cursos de informática básica, manutenção de celulares e computadores, robótica e design gráfico. Cerca de 1,2 mil alunos passam pelo projeto todo ano. A terceira diz respeito ao tratamento do lixo eletrônico – os materiais de informática dispensados após o fim da vida útil. Esse é o eixo base do relacionamento com a Dataprev.
Parceria
Com mais de dez anos de história, essa união tem ido além da doação de materiais. Segundo o Coordenador Geral da organização, Vilmar Nascimento, “empregados da Dataprev contribuem para o nosso processo de gestão. A bagagem dos colaboradores da empresa é única”.
O gerente e os analistas da Divisão de Responsabilidade Socioambienal (DIRS), Corinto Meffe, Mônica Lucatelli e Edvard Correa, visitaram o projeto no início de 2023 e viram de perto o impacto do trabalho da Programando o Futuro. “Me trouxe um olhar de como algumas entidades são preocupadas e trabalham para melhorar a sociedade ao seu redor. As ações da formação para a importância do descarte de resíduos, da economia reversa e circular, tudo isso realizado com cuidado, promovendo a diversidade, equidade e inclusão dos envolvidos”, explica Mônica Lucatelli.
De acordo com o analista da DIRS, Lelis Yamaguti, a parceria beneficia a todos. A Dataprev descarta adequadamente os bens que não são mais utilizados, adotando uma postura consciente em relação ao descarte de resíduos. A Programando o Futuro utiliza os materiais para desenvolver seu trabalho e impactar positivamente as comunidades por meio de capacitações e desenvolvimento pessoal. E a sociedade, por sua vez, colhe os frutos dos investimentos públicos em projetos sociais de inclusão digital, fortalecendo a cidadania e promovendo a igualdade de oportunidades. Além disso, a natureza também é beneficiada, com recursos sendo utilizados de forma mais eficiente e sustentável.
Programa de Doação de Bens Patrimoniais em Alienação
Para reaproveitar os bens patrimoniais que não estão mais em uso, a Dataprev desenvolveu um programa para destiná-los à sociedade, seguindo diretrizes de Responsabilidade Socioambiental. Entre os bens doados, destacam-se os eletroeletrônicos, como peças de computadores e impressoras, bem como materiais de construção e mobiliário, como vidros, divisórias, pedras de granito, cadeiras e mesas.
Em 2022, diversos estados do país foram beneficiados com essa política, como Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Um montante de 792 mobiliários e 1,2 mil equipamentos foi disponibilizado. Entre os beneficiados estão prefeituras, secretarias e organizações da sociedade civil.
Matéria do Dataprev,confira essa e outras publicações aqui.