Iniciativa do Governo de Goiás visa capacitar meninas e mulheres por meio do conhecimento tecnológico
Começaram nesta segunda-feira (21) as aulas das primeiras turmas de cursos voltados para a capacitação de mulheres em áreas como Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Robótica. Os cursos são oferecidos dentro do programa Goianas na Ciência e Inovação, uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Os cursos na área de tecnologia estão sendo oferecidos pelo Sukatech, outro programa vinculado à Secti, localizado na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia. O objetivo inicial é criar oportunidades para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, permitindo que elas conquistem novos espaços nas diversas áreas tecnológicas presentes no mercado de trabalho.
A criação de turmas voltadas especificamente para o público feminino no âmbito tecnológico despertou o interesse de Selma Carvalho, que começou o curso de manutenção de computadores na segunda-feira. Ela comenta: “Eu li a respeito do programa no jornal e achei interessante, porque é voltado só para mulheres. Estou gostando muito do curso, aprendendo muito. A linguagem tecnológica é bem difícil, porque não faz parte da nossa rotina, mas a gente está se familiarizando aos poucos.”
Gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Anna Dutra enfatiza que esse é apenas o primeiro passo rumo à inclusão das mulheres em setores que, até o momento, são predominantemente masculinos. “O Goianas na Ciência e Inovação visa mitigar a disparidade de gênero existente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) a partir da inserção de mulheres e meninas. Inicialmente, em cursos do projeto Sukatech, mas também, por meio de outros projetos que serão complementares com o intuito de fomentar e garantir a permanência dessas mulheres, seja como empreendedoras ou pesquisadoras das áreas de CTI.”
O Goianas na Ciência e Inovação representa uma iniciativa inovadora, proporcionando bolsas para cientistas e empreendedoras, além de fomentar e acelerar a participação de mulheres que já atuam nessas áreas. O programa também aumenta a oferta de vagas para mulheres nas Escolas do Futuro de Goiás e em projetos como o Include, que consistem em laboratórios de tecnologias avançadas abrangendo eletrônica, mecânica e robótica. Além disso, o Sukatech, Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), contribui para a reciclagem e recondicionamento de resíduos eletroeletrônicos.
Matéria original da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), confira essa e outras notícias aqui.