Em 24h, o drive-thru da reciclagem arrecadou quase 2 toneladas de eletrodomésticos e eletrônicos no estacionamento do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul). Ação destinada a receber materiais eletrônicos quebrados ou em desuso em Campo Grande é considerada um sucesso pelos organizadores.
No tempo em que a equipe de reportagem esteve no local, não paravam de chegar carros no drive-thru. A maioria, levando computadores, televisões, caixas de pilhas e impressoras. Uma dessas pessoas que aproveitou o momento para fazer o descarte correto do material eletrônico foi o Cleyton Bareiro, de 25 anos. Seu carro estava lotado de computadores e tonner de impressora.
Ele conta, que é comprador em uma empresa de construção civil e a cinco meses está reunindo os eletrônicos para poder descartar da forma certa. “Esses são materiais de descarte da empresa, que não tem mais conserto e uso. A gente tem bastante consciência com o meio ambiente. É preciso pensar no meio ambiente antes de agir com o descarte desses materiais”, disse Cleyton.
Segundo o coordenador do projeto Programando o Futuro, Wesley Pereira, o resultado da açao já é considerado excelente. “Nossas expectativas foram surpreendidas. A divulgação ajudou a população a entender o que fazer com esse material. Até o momento arrecadamos cerca de duas toneladas de materiais”, explicou ele.
Wesley detalha que os itens que mais apareceram por ali foram as pilhas, seguido por microondas e televisões de tubo. “Computadores também não param de chegar, porque essas maquinas vão ficando obsoletas e a pessoa não sabe o que fazer. Então a gente recebe aqui. Há também quem descarte televisões novas que quebraram e o conserto acaba sendo caro”, finalizou o coordenador.
A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, explica que pretende realizar uma segunda edição até o final deste ano. “O Crea apoia a iniciativa principalmente pela questão do meio ambiente. É uma questão que está contribuindo para dar uma destinação correta a esses materiais, que são descartados na maioria das vezes de forma irregular”, disse ela.
Os materiais que chegam pelo drive-thru passam por uma triagem, em que são separados daqueles que podem ser reaproveitados. Todo o material é encaminhado para Brasília, onde alunos aprendem a consertar eletrônicos. Os itens que não podem ser consertados são encaminhados para refabricar novos produtos.
O drive-thru está posicionado no estacionamento do Crea-MS, na Rua Sebastião Taveira, número 268, no Bairro São Francisco e funcionará até às 20h de hoje. Confira a lista completa do que pode ser descartado aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS