Em poucas horas, MCTIC arrecada meia tonelada de lixo eletrônico na Campus Party

Campanha lançada em São Paulo tem o objetivo de despertar a atenção da sociedade para o reaproveitamento e o descarte correto de resíduos eletrônicos.

null

Meia tonelada de lixo eletrônico já foi arrecadada pelo MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações desde que os portões da Campus Party São Paulo foram abertos nesta quarta-feira (13). E quem fizer a doação de equipamentos eletrônicos, como celulares e notebooks, no estande do MCTIC ganha um ingresso para participar do evento, que vai até sábado (16).

 

O MCTIC aproveita a Campus Party para lançar uma campanha de arrecadação de resíduos eletrônicos e alertar a sociedade para o reaproveitamento e o descarte correto desse tipo de material. O que é lixo para alguns é economia circular e inclusão digital para todos. Isso porque o material arrecadado vai para os CRCs – Centros de Recondicionamento de Computadores, onde são descartados corretamente ou transformados em máquinas para telecentros, escolas, bibliotecas, hospitais ou colocados à disposição da população e equipes de resgate, como ocorreu após a tragédia em Brumadinho (MG). Hoje, o MCTIC apoia seis Centros de Recondicionamento de Computadores pelo país e mais dois estão sendo implantados, sendo um em Porto Alegre (RS) e outro em Campo Grande (MS). A previsão é que comecem a funcionar no segundo semestre de 2019.

 

A

É bom lembrar que o Brasil é o sétimo maior gerador de lixo eletrônico do mundo, tendo produzido 1,5 milhão de toneladas de resíduos em 2016. Os dados são do Global E-waste Monitor 2017, relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em cooperação com a Universidade das Nações Unidas (UNU) e a International Solid Waste Association (ISWA).

 

A campanha de arrecadação do MCTIC conta com a mobilização de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Em São Paulo, junto com a organização “Movimento Greenk”, o objetivo é reunir 230 mil alunos e arrecadar 220 toneladas de lixo eletrônico. Este ano, o MCTIC quer organizar mais quatro campanhas semelhantes e mudar os hábitos da população de descarte de lixo eletrônico. Os tempos mudaram.

 

A campanha segue até o fim do ano nas edições da Campus Party pelo Brasil afora e também nos CRCs. Qualquer pessoa pode levar o seu lixo eletrônico aos pontos de coleta que estão espalhados pelo país.

 

Confira:

 

Distrito Federal

Todas as unidades do SESC no DF, sendo: Ceilândia, Gama, Guará, Plano Piloto – 913 sul, 504 sul e Setor Comercial Sul, SIA, Samambaia e Taguatinga.
Águas Claras: Parque Ecológico de Águas Claras
Brasília: Ecomercado Bioon CLN 303 Bloco B Loja 06 – Asa Norte
Brasília: Igreja Messiânica: Entrequadras 315/316 Norte
Cruzeiro: Ginásio de Esportes do Cruzeiro – Quadra 609 – Cruzeiro Novo
Esplanada dos Ministérios: Ministério do Trabalho, Bloco F; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Bloco R; Espaço Ecocamara, térreo do Anexo 4 da Câmara dos Deputados; Espaço Senado Verde, Senado Federal.
Gama: Administração do Gama – Área Especial s/n – Setor Central – Gama
Guará: Administração do Guará – SRIA II QE 25 – Guará II
Lago Norte: Administração do Lago Norte – SHIN CA 5- Lago Norte
Recanto das Emas: Centro De Convivência Do Idoso – Av. Recanto das Emas Quadra 206 Área Especial
Sudoeste: Administração do Sudoeste – SIG Quadra 06 Lote 1.425
Sobradinho: Biblioteca de Sobradinho – Quadra Central – Lote A – Setor Administrativo
Valparaíso de Goiás: Estação de Metarreciclagem – Área Especial, Lote 02 Etapa “B” – antigo Ginásio de Esportes
Valparaíso de Goiás: Talento Viagens – Quadra14 Lote 09 Loja 02 – Parque Rio Branco

São Paulo

Sub-Prefeitura De Vila Aricanduva/Vila Formosa/Vila Carrão: Rua Atucuri, 699 – Carrão
Senac – Itaquera: Itaquera, 8266 – Vila Carmosina
Ministério da Fazenda de São Paulo: Prestes Maia, 733 – Luz
OAB Tatuapé: Rua Antonio Macedo, 95 – Parque São Jorge

Minas Gerais


Belo Horizonte: Rua José Clemente Pereira  440 –  Bairro Ipiranga

Ceará

Maracanaú: Rua 07, N°268, Jereissati I

Pará

Belém: Rua Yamada, N.17, Bairro Bengui

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NO SITE MCTIC A PARTIR DO LINK:  https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2019/02/Em_poucas_horas_MCTIC_arrecada_mais_de_meia_tonelada_de_lixo_eletronico_na_Campus_Party.html

 

Compartilhe:

Posts relacionados