Estações Digitais do Território dos Cocais investem em acessibilidade

No Território dos Cocais, distante 180 Km de Teresina / PI, as estações digitais Coco Babaçu, em São João do Arraial e a Plug Cocais, em Esperantina, passaram por adequações para ampliar o alcance do Programa de Inclusão Digital para pessoas com deficiências.

A Estação Digital de Esperantina acaba de adequar suas instalações para permitir o acesso de pessoas com deficiência e mantém uma turma com 10 alunos. Rampas especiais, reformas nos banheiros e aquisição de softwares específicos são as principais inovações da unidade. Para Carlitos Menezes, aluno da Plug Cocais que possui deficiência motora, as aulas mudaram a sua vida e ele já utiliza o que aprende lá em seu trabalho. “Já estou ansioso para que uma nova turma, com outros conhecimentos avançados, seja ofertada” comenta.

Já a Estação de São João do Arraial, a Coco Babaçu, fica ao lado de um Ponto de Cultura, projeto do Ministério da Cultura. A proximidade garante que as turmas sejam formadas com base também em públicos, atendendo grupos culturais, jovens, pessoas da melhor idade e pessoas com deficiência.

As Estações Digitais do Território dos Cocais contam com o apoio de parceiros como a Liga de Esportes Esperantinense e a Associação Ponto de Cultura Coco Babaçu. Juntas, as unidades já formaram mais de 500 moradores em cursos de informática básica, além de disponibilizar espaço para acesso à internet.

Inclusão – ‘Estações Digitais’ são unidades do Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil que, desde 2004, tem como objetivos reduzir o índice de exclusão digital nos municípios; promover a iniciação à informática; propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico; e fortalecer as ações das organizações da sociedade civil, a partir de uma visão participativa e comunitária e contribuir com a qualidade da aprendizagem na escola pública.

Existem cerca de 250 unidades em funcionamento em todos os estados do país e FBB já investiu mais de R$ 10 milhões na iniciativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa FBB
http://www.fbb.org.br/portal/pages/publico/expandir.fbb?codConteudoLog=8376

Compartilhe:

Posts relacionados