Programando o Futuro formaliza o Comitê Regional de Formação

O Polo Centro-Oeste da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR representado pela Programando o Futuro formalizou nesta terça-feira, dia sete de dezembro, seu Comitê Regional de Formação. Participaram do encontro representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Fundação Banco do Brasil, SERPRO, Prefeitura de Campo Grande, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Ministério da Pesca e Agricultura, Ministério do Meio Ambiente e da Escola do Futuro.

A reunião foi aberta com uma apresentação da equipe do Polo Centro-Oeste, do Polo Nacional e de cada representante das iniciativas presentes.  O coordenador do Polo Centro-Oeste, Vilmar Simion, fez uma explanação sobre o que é a Rede de Formação do Programa Telecentros.BR, quem são seus atores, papéis e responsabilidades. Um material impresso com estas informações também foi entregue aos participantes.

Em seguida foi apresentado o sítio da Rede de Formação – www.telecentros.br.com – e explicado o processo de construção coletiva dos conteúdos e de sua adequação no Moodle dos cursos de tutores e monitores. Os participantes das iniciativas fizeram diversos questionamentos em relação aos temas abordados, ao uso de  licenças livres e também várias sugestões, como se ter uma orientação de preenchimento dos curriculos nas plataformas Lattes e Carlos Chagas neste ambiente de formação, integrar o conteúdo que o Ministério do Meio Ambiente está preparando ao Moodle da Rede, e ainda levantaram a preocupação com relação a capacitação em manutenção dos computadores. As equipes dos Polos Centro-Oeste e Nacional explicaram que a diversidade dos equipamentos é tamanha neste universo dos telecentros e que isto inviabilizou um conteúdo direcionado a este tema, os conteúdos comuns estão no ambiente de formação mas os específicos não. A aposta é que a própria rede dê suporte a estas demandas pelas listas de tutores, e dos próprios monitores.

A reunião de constituição do Comitê Regional de Formação foi concluída com o compromisso de todas as iniciativas de estabelecer um espaço permanente de trocas e sugestões para a Rede de Formação do Programa Telecentros.BR.

Compartilhe:

Posts relacionados