Seja Digital
A Seja Digital é a entidade responsável pela gestão da migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A Seja Digital tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e distribuindo os kits conversores para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015, e a previsão é que, a partir de 2019, todas as emissoras de TV em médias e grandes cidades do país só transmitam seus sinais na frequência digital.
A parceria da Programando o Futuro com a Seja Digital nasceu em 2016 com o objetivo de desenvolver a mobilização social das comunidades que foram beneficiadas pela migração do sinal de TV digital no Distrito Federal. Além da inclusão social e digital, o projeto contemplou a redução do impacto ambiental, pois com a migração do sinal a população tem descartado um elevado número de aparelhos televisores.
Em consequência dessa capacitação, uma nova opção de trabalho e maiores chances de inserção no mercado. Ou seja, o Instalador Amigo contribuiu para a geração de emprego e renda e visava recolocar profissionais no mercado de trabalho e dar à população mais opções de mercado. Os profissionais que mais se destacaram no curso foram contratados para atuarem como monitores do projeto e nas Caravanas de Instalação.
Outro projeto criado foi a Campanha de Descarte de TV, que visa o descarte ambientalmente correto de televisores, com o objetivo de orientar a população sobre a importância do descarte correto desse tipo de lixo eletrônico. Ao longo dos últimos três anos, a parceria entre a Seja Digital e a Programando o Futuro passou por oito estados brasileiros e coletou mais de 52 mil televisores. Essa é a maior campanha de descarte de TV do mundo. O número tão elevado se dá porque a população não tem opções corretas de descarte de televisores, que são aparelhos altamente poluentes se forem descartados no meio ambiente.
Em 2017 a parceria continuou e a Programando o Futuro, juntamente com a Seja Digital, fez quatro grandes ações de mobilização social, coleta de lixo eletrônico e instalação social, sendo elas em Goiânia (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), cidades onde ocorreu o desligamento do sinal analógico de TV e a migração para o sinal de TV digital.
Durante a ação em Minas Gerais foi realizado o evento “O Planeta Somos Nós”, promovido pela Programando o Futuro e pela Seja Digital. O evento pretendia chamar a atenção da população para o descarte correto do lixo eletrônico, através de oito oficinas e da instalação do “Jardim do Destino Circular”, que tinha como objetivo refletir sobre a importância do descarte correto do “lixo” eletrônico e fazer uma abordagem sobre o reaproveitamento e destino dos resíduos eletrônicos provenientes dos aparelhos de TV, com base no conceito da Economia Circular.
Houve também a realização do seminário “O Planeta Somos Nós: uma análise do impacto do desligamento da TV analógica nos territórios urbanos”, com intuito de, em conjunto com parceiros de governos, emissoras de TV e sociedade civil, construir uma proposta com soluções para a destinação do lixo que será gerado nos anos do pós desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte e região. A Programando o Futuro está fazendo a maior campanha de coleta de TV do mundo, com mais de 52 mil unidades de televisores antigos já coletados e processados.
Saiba mais sobre a importância de descartar corretamente seu televisor clicando no vídeo abaixo.